Marketing Digital

19 nov, 2014

Twitter libera busca por qualquer mensagem desde 2006

Publicidade

Ontem, o Twitter passou a permitir a busca de qualquer mensagem publicada no microblog desde 2006.

“Nossa ferramenta de busca se destacou em explicitar notícias de última hora e eventos em tempo real, e nossa infraestrutura de índice de busca refletia a forte ênfase nesse caráter recente. Mas nosso objetivo de longo prazo é permitir às pessoas procurar entre cada tuíte já publicado”, afirmou Yi Zhuang, engenheiro de infraestrutura de busca do Twitter, em nota no blog da empresa.

Para permitir buscas detalhadas de eventos passados, o Twitter alterou a infraestrutura necessária para a indexação das mensagens. Segundo a companhia, meio bilhão de publicações são suportadas por essa rede de busca, que exibe resultados abaixo dos 100 milisegundos.

Para a busca por mensagens antigas funcionar, o Twitter possui também uma indexação mais ampla, cem vezes maior que a voltada para publicações mais recentes. O desafio do Twitter está em lidar com o crescimento, já que esse grande catálogo aumenta a cada semana em um bilhão de tuítes.

O esforço para tornar possível uma busca mais ampla passa ainda por uma repartição dos tuítes, que não é aparente para os usuários, e por como a indexação das mensagens em tempo real é “memorizada” de forma diferente da catalogação mais ampla.

Por isso, a busca por todos os tuítes liberada agora não foi um trabalho que começou recentemente. É uma iniciativa iniciada em 2012, quando o Twitter criou um índice de tuítes históricos, com aproximadamente 2 bilhões de mensagens. Em 2013, as mensagens foram ranqueadas por ordem de impacto. E neste ano a lógica de organização foi expandida para todas as publicações.

A liberação agora permite que as buscas exibam resultados mais completos para pesquisas por hashtags como #TEDGlobal, sobre a conferência TED, e #JapanEarthquake, sobre o terremoto seguido de tsunami no Japão, que culminou no desastre da usina nuclear de Fukushima.

Com informações de G1