DevSecOps

23 out, 2014

Twitter divulga solução para atuar como alternativa às senhas

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O Twitter realizou ontem a primeira edição da Flight, conferência voltada para desenvolvedores de soluções mobile. Além de apresentações técnicas ministradas por seus engenheiros, a empresa apresentou ferramentas como a Digits, uma possível substituta às senhas tradicionais e que faz parte do pacote Fabric.

digits

O serviço é voltado para quem tem interesse em incluir opções de login sem senhas nos próprios aplicativos. Ele adiciona aos programas o mesmo sistema de acesso usado por mensageiros como o WhatsApp ou Facebook Messenger, que permitem ao usuário criar uma conta usando apenas o número de telefone e um número recebido por SMS.

O sistema serve mais ou menos como a tela de login dos apps em que é inserido, e faz esse papel de enviar códigos por mensagem e aceitá-los quando o usuário informá-los. Ele também poderá ser usado em versões online, acessadas pelo navegador no computador, já que a API web será disponibilizada até dezembro. Além disso, a ferramenta ajudará a encontrar contatos por perto que usem o mesmo aplicativo, criando uma espécie de rede social.

Na apresentação e no site para desenvolvedores, o Twitter cita alguns bons motivos para usar a alternativa a senhas. O primeiro envolve usuários de países em desenvolvimento, que podem ter no smartphone o único computador de casa e no telefone a única forma de contato. “Números de telefone são a identidade primária nas áreas de maior crescimento em mobile”, diz a página, referindo-se aos mercados emergentes, donos de 70% da “população mobile”.

Outro ponto envolve a praticidade para os dois lados – desenvolvedor e consumidor. “Quando os usuários esquecem o que usaram para acessar seu aplicativo – e-mails, nomes de usuários ou senhas –, você pode perder clientes”, escreve a empresa na página oficial.

Para implementar o Digits em uma aplicação, é preciso inserir algumas novas linhas de código à fonte, como ressalta o Twitter. Feito isso, o programa já poderá usar a infraestrutura da empresa para enviar as mensagens aos usuários. Aliás, apesar de gerar a suspeita (graças ao Facebook), essa conexão ligará a rede social ao aplicativo, mas não necessariamente permitirá que os apps publiquem no feed do usuário.

O serviço começou a ser disponibilizado ontem em 216 países e 28 idiomas. Para conseguir acesso a ele, no entanto, é preciso entrar na fila do Fabric e ser avisado por e-mail quando sua vez chegar. A demanda está bem alta, então pode ser que isso demore um pouco, segundo o Twitter.

Com informações de Info