Android

3 jul, 2012

Trojan para SMS se disfarça de Firefox para Android

Publicidade

Usuários do Android que costumam usar os mercados online russos de terceiros para o sistema operacional móvel devem ficar atentos em relação a um malware que agora está se disfarçando como o navegador Firefox para a plataforma móvel do Google.

Os desenvolvedores desse Trojan para SMS estão tentando aplicar seus golpes tendo como alvo o mais recente lançamento do navegador da Mozilla para o sistema em questão.

Atualmente, três arquivos APK são conhecidos por serem maliciosos: f7sleep45feed_installer.apk (183 KB), Firefox-install.apk (465 KB) e Mozilla_Firefox_Android_install.apk (388 KB), mas os nomes e os tamanhos podem ser alterados a qualquer momento.

O malware é uma variante do Trojan Boxer, que, uma vez instalado, secretamente envia mensagens SMS para vários números de tarifa premium e, em seguida, carrega o google.com.

Segundo Jovi Umawing, analista de segurança da GFI, um dos pesquisadores da empresa acredita que esse é um esforço para fazer os usuários acreditarem que eles estão instalando um dud app, permitindo que eles baixem e instalem o aplicativo falso novamente. Isso, por sua vez, permite que o Boxer envie a mensagem SMS premium várias vezes.

Com informações de Help Net Security