Gadgets

24 jan, 2017

Tinker Board da Asus é novo concorrente para Raspberry Pi

Publicidade

A Asus decidiu ingressar no mercado de mini PCs com o lançamento da placa Tinker Board, que traz capacidade para vídeos 4K.

A placa da Asus tem suporte para vídeos 4K, incluindo decoding em H.265, é possível graças à GPU Mali-T764 dentro do processador quad-core Rockchip RK3288 SoC de 1.8GHz. Além disso, a placa possui suporte para áudio 192kHz/24-bit. O PC traz 2GB de RAM, Bluetooth 4.0, quatro entradas USB 2.0, uma saída HDMI, uma entrada microSD, ethernet gigabit, Wi-FI 802.11b/g/n, um header interno de 40-pinos com 28 pinos GPIO, entrada CSI para câmera e entrada DSI.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/nova-placa-da-raspberry-pi-tem-foco-em-aplicacoes-industriais/]

Para o site PC World, os 2GB de RAM são interessantes, já que o Raspberry Pi 3 B vem com apenas metade disso. Em relação a software, a página de vendas do Reino Unido afirma que o aparelho tem suporte para Debian Linux e para o conhecido media player Kodi – o que não é diferente do rival Raspberry Pi. E, assim como no Raspberry Pi, parece que os usuários precisam carregar o sistema no cartão SD.

A placa Tinker Board já está sendo vendida na Europa e no Reino Unido com preços a partir de 46 libras esterlinas (aproximadamente US$ 57). Esse valor é significativamente mais alto do que o Raspberry Pi 3 Model B, que costuma ser vendido por US$ 40.