Desenvolvimento

7 fev, 2013

The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.0

Publicidade

The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.0, que vem uma base de código mais limpa e enxuta, um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.

O código fonte resultante nessa versão é muito diferente do seu original. Com milhões de linhas de código adicionadas e removidas, com novos recursos, com bugs e regressões resolvidas, com a adoção do estado da arte em programação C++, com a substituição evolutiva de ferramentas de desenvolvimento, com o abandono dos métodos obsoletos e das bibliotecas antigas, e com a tradução de mais de 25.000 linhas de comentários do Alemão para Inglês, sobrou um código fonte bem mais fácil de entender, facilitando a chegada de novos membros da comunidade.

“O LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para o nosso trabalho contínuo para melhorar a interface do usuário”, explica Florian Effenberger, Presidente do Conselho de Administração. “Nosso projeto não só é capaz de atrair novos desenvolvedores regularmente, como também cria uma plataforma transparente de cooperação baseada na forte ética de Software Livre, onde os desenvolvedores profissionais patrocinados e o trabalho voluntário dos desenvolvedores independentes estão alinhados com os mesmos objetivos”.

LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, como a integração com conteúdo e sistemas de gerenciamento de documentos; uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF; a possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada); a integração com temas do Firefox; nova técnica de programação para as caixas de diálogo e cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, entre outras novidades.

Há uma série de correções e melhorias, principalmente do interesse para os desenvolvedores. Foi mantida a compatibilidade retroativa para as extensões legadas, reforçando o compromisso da The Document Foundation em ser mais pró-ativa para a evolução da APIs UNO, com mais funcionalidades a serem substituídas, e eventualmente removidas, no devido tempo e de acordo com o ciclo de lançamentos semestrais, para toda a série dos lançamentos do LibreOffice Versão 4.x.

Durante os últimos sete meses, desde o ramo do LibreOffice 3.6 e durante o ciclo de desenvolvimento do LibreOffice 4.0, os desenvolvedores fizeram mais de 10.000 comentários e correções. Em média, um comentário ou correção a cada 30 minutos, incluindo fins de semana e período de férias: Um testemunho ainda mais extraordinário da vitalidade do projeto.

LibreOffice 4.0: Participação do Brasil

“Esta versão insere em definitivo a comunidade brasileira no desenvolvimento do LibreOffice” afirmou Olivier Hallot, integrante do Conselho de Administração da The Document Foundation. “Só temos a agradecer a participação do Marcos Souza, Ricardo Montania, José Guilerme Vanz, Rodolfo Ribeiro Gomes na limpeza do código e na implementação de novos recursos, a Gilvan Villarim pela tradução do LibreLogo, Raimundo Moura e equipe na implementação do corretor gramatical LightProof e muitos outros que nos ajudaram a tornar o LibreOffice um produto atualizado para o público brasileiro”, completou.

Como baixar o LibreOffice 4.0?

O LibreOffice 4.0 pode ser baixado imediatamente disponível para download a partir do seguinte link: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/.

As extensões para o LibreOffice estão disponíveis no seguinte link: http://extensions.libreoffice.org/extension-center.

Os registros de mudanças estão disponíveis em

Com informações de LibreOffice.org