DevSecOps

18 dez, 2014

Tecnologia da IBM detecta câncer mais rápido do que método tradicional

Publicidade

Computação cognitiva e visual analytics foram capazes de diagnosticar câncer de pele mais rapidamente e com mais precisão do que métodos tradicionais. Em um mapeamento de 3 mil imagens, a tecnologia conseguiu indicar a doença com exatidão de 95%, bastante superior à média entre 75% e 84% dos sistemas mais utilizados atualmente.

“A solução pode processar imensas quantidades de dados para ajudar médicos a tomarem decisões com um volume maior de informações”, comentou Noel Codella, pesquisador de ferramentas de análise no grupo de computação cognitiva da IBM. A abordagem de computação cognitiva permite avaliar imagens e dar um diagnóstico em menos de um segundo.

A proposta computacional pode ajudar a tratar de forma mais eficaz uma doença que atinge milhões de pessoas todos os anos. A computação cognitiva ajudaria a aumentar a eficiência no reconhecimento de melanomas. Algoritmos que utilizam aprendizado de máquina podem trazer evoluções constantes nas habilidades de identificação da doença pelos sistemas.

A abordagem proposta pela IBM envolve múltiplos testes. Um deles consiste em observar cores não usuais ou padrões de textura espalhadas pela pele. Outra série de testes pode identificar a velocidade de progressão das lesões e fazer comparações com sinais no resto do corpo do paciente ou de outra pessoa com carga genética parecida, por exemplo.

“Não nos restringimos a uma única abordagem. A ideia é estudar uma grande variedade de possibilidades, entendendo a melhor forma de agir e se algum tipo de variação pode surtir um melhor resultado no diagnóstico e tratamento”, detalhou Codella.

Com informações de Computerworld