Back-End

22 jul, 2014

Swift já é uma das linguagens de programação mais utilizadas por desenvolvedores

Publicidade

Anunciada pela Apple em junho deste ano, a nova linguagem de programação Swift já apresenta altos níveis de popularidade entre os programadores, de acordo com os índices Tiobe IndexPopularity of Programming Language Index (PyPL).

Eles são divulgados mensalmente e, na edição de julho, mostram a força da Apple entre os profissionais da área. No Tiobe, a nova linguagem da Apple estreou na 16ª posição. No PyPL, a Swift despontou como a 10ª linguagem mais utilizada pelos programadores.

“Todos estão curiosos para descobrir o que dá para fazer com a Swift, principalmente porque ela foi desenvolvida pela Apple”, disse Paul Jansen, diretor da Tiobe. Apesar de a curiosidade ser o principal fator motivador para a estreia forte da Swift nos rankings, Jansen acredita que, diferentemente da Google Go, a linguagem veio para ficar entre as 20 mais utilizadas.

“A Swift não é exatamente algo novo, mas contrasta com a Go do Google porque serve a um propósito: substituir a ultrapassada Objective-C. Novos apps para iPhone e iPad serão escritos em Swift em breve, e é muito possível que ela permaneça como uma das 20 mais utilizadas por um bom tempo”, declarou Jansen.

Apesar da alta popularidade medida pelos rankings, a Infoworld lembra que a linguagem vem passando por análises minuciosas de alguns programadores e especialistas e que eles já encontraram alguns problemas de desempenho nela. Este blog, por exemplo, cita supostas falhas de design e problemas com arrays mutáveis e imutáveis.

O Tiobe classifica as linguagens de programação tendo como base a quantidade de sites com referências às linguagens de programação a partir de motores de busca. No relatório mais recente, as top 3 linguagens foram C, Java e Objective-C.

Já o PyPL considera a quantidade de tutoriais disponíveis na Internet sobre a linguagem de programação. Nele, o Java ficou com o primeiro lugar, e PHP e Python completaram o pódio.

Com informações de canaltech