Desenvolvimento

29 out, 2012

Super Trunfo Político vence disputa no Hackaton InterCon 2012

Publicidade

O projeto “Super Trunfo Político” foi o grande vencedor do Hackaton sobre cidadania, que aconteceu na 9ª edição do InterCon, na última sexta-feira (26). O projeto, inicialmente desenvolvido por Zeno Rocha, Bernard De Luna e João Batista Neto, foi aprimorado durante o Hackaton, na equipe formada por Araan Branco, Marco Silva, Kaique Silva, William Bruno Rocha, Yuri Câmara e João Batista Neto. O aplicativo, que está disponível no Facebook, utiliza o famoso jogo de cartas Super Trunfo para discutir a política brasileira entre os usuários da rede social.

As informações sobre cada político presente no jogo são dados abertos cedidos pelo Governo Brasileiro. A jogabilidade é bem simples, com 36 cartas, que são distribuídas em número igual para cada um dos jogadores – que só podem ver a primeira carta da pilha. As cartas possuem uma série de informações, tais como número de projetos aprovados, número de projetos vetados, escolaridade e a quantidade de votos que o candidato obteve no primeiro turno das eleições de 2012. O participante escolhe uma dessas informações contidas em sua carta que seja capaz de superar as informações que seus adversários têm.

Para João Batista Neto, o maior intuito do Super Trunfo Político é compartilhar o conhecimento da política brasileira de uma forma mais interativa.

O Super Trunfo Político chegou à final do Hackaton juntamente com outros dois projetos: um que se propõe a testar a velocidade da internet móvel das operadoras de celular e um aplicativo voltado para melhorar a mobilidade dos cidadãos, permitindo que qualquer pessoa com acesso à Internet (móvel ou não) consiga adicionar os problemas existentes em um percurso, como um acidente, buracos nas ruas ou a falta de calçada em algum trecho.

O vencedor foi escolhido pela plateia da Arena de Criação. No total, foram 60 participantes, divididos em 12 equipes, que trabalharam com dados abertos, apresentando projetos que envolviam acessibilidade, agregadores de notícia, jogos, mobilidade, política, entre outros. Os participantes tiveram seis horas para desenvolver seus projetos e apresentar uma prévia para os curadores e para a plateia.

O Hackaton foi organizado por Manoel Lemos, Chief Digital Oficer da Abril, e por Alê Borba, Gerente de TI do iMasters. Também foram curadores os desenvolvedores Hudson Augusto, Plinio Balduino, Jefferson Prestes, Clecio Bachini, Diego Eis e Luciano Tavares.

Para Hudson Augusto, que trabalha com acessibilidade web, o tema escolhido foi muito inovador. “A maioria dos desenvolvedores não sabe que pode trabalhar com dados abertos, nem como solicitar isso”, explicou.

Manoel Lemos reforçou a importância de promover a cultura hacker e incentivar o uso do conhecimento desses profissionais para a criação de projetos que impactem a vida de mais pessoas fora dessa comunidade.

Para o ano que vem, Alê Borba promete o maior hackaton do Brasil. Borba afirma que o projeto é fazer um hackaton com cerca de 50 projetos e 300 participantes. “Este ano o evento foi ótimo! Conseguimos ver trabalhos muito bons desenvolvidos aqui. Ano que vem queremos mais!”

Arenas de conteúdo

Além do Hackaton, o InterCon 2012 contou com três áreas de conteúdo, discutindo criação, social media e métricas.

Na Arena de Criação, onde aconteceu também a premiação do Hackaton, a apresentação de Luli Radfahrer era uma das mais esperadas pelo público, que sabe que pode contar as com as ideias mirabolantes e o dinamismo de Luli para conduzir a área. Entre os palestrantes estava Fábio Gandour, Cientista-Chefe da IBM no Brasil. Com o tema “O que do amanhã já se pode saber hoje”, Gandour mostrou como é possível, através da matemática, utilizando métodos preditivos como o uso do IPv6 e a quantidade de átomos existentes, saber para onde vai a computação (e o mundo), que atualmente está entrando na era semântica e seguirá para a preceptônica. Outra palestra muito esperada era a da Karina Israel, fundadora da YDreams. Com conteúdos inovadores, Karina conseguiu abrir um novo caminho de ideias sobre a interação entre máquinas e seres humanos.

Nas outras arenas, o público pode assistir a acaloradas discussões sobre social media e métricas e analytics. Edney Souza foi o mediador da área de Social Media. Tão aguardado quanto os nomes de peso que palestraram, Edney contou histórias e conseguiu entreter os participantes, sempre lembrando de cases de sucesso que permeiam a social media brasileira.

A área de Métricas e Analytics, com curadoria de Leo Naressi, teve lotação máxima e foi bem recebida pelos participantes, que se mostraram interessados em participar da discussão (perguntando e trocando experiências com os palestrantes) e ansiosos para colocarem em prática todas as dicas. “A área de métricas como um todo foi ótima e trouxe muita coisa relevante, acho legal que esse tipo de conteúdo esteja presente também”, afirmou a participante Heloisa Biagi.

Você pode ver um pouco do que aconteceu no InterCon 2012 buscando pela hashtag #InterCon2012 nas redes sociais.

A 10ª edição do InterCon já tem data marcada: dia 26 de outubro de 2013, no hotel Unique, em São Paulo.