DevSecOps

27 mar, 2015

Stephen Hawking vai lançar gratuitamente software que o ajuda a se comunicar

Publicidade

Um dos físicos mais conhecidos do mundo, Stephen Hawking vai lançar gratuitamente o software que o ajuda a se comunicar no dia a dia.

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que paralisa todos os músculos e impede que a pessoa se locomova, fale, entre outras atividades. Apesar disso, graças a software e hardware especiais, o físico consegue se comunicar, e agora essa tecnologia será disponibilizada para o público.

stephen-hawking

A companhia norte-americana Intel tem trabalhado em conjunto com a britânica SwiftKey em um sistema de cadeira de rodas informatizadas, que funciona por meio de um software de voz, que será adaptado para cada caso.

A disponibilização foi anunciada pela própria Intel nesta semana, numa conferência em Londres organizada pela fabricante de chips. Apesar da boa notícia, a empresa não divulgou uma data de lançamento oficial, mas garantiu que o projeto vai sair do papel e que o software deve estar disponível online a qualquer momento.

O software está sendo desenvolvido há três anos e vem trazendo novidades. A Intel descobriu, por exemplo, como reduzir o número de movimentos necessários para soletrar cada palavra.

Com informações de Canaltech