Design & UX

21 jan, 2016

Startup promete eliminar sensores da parte frontal dos smartphones

Publicidade

Acima da tela do seu smartphone, você provavelmente já viu um ou dois pontos pretos próximos da câmera frontal. Eles são os sensores de proximidade do seu aparelho, e detectam quando o usuário está segurando o celular e prestes a fazer uma ligação, evitando que uma tecla seja pressionada acidentalmente. Apesar da sua importância, os sensores são considerados um pecado para o design dos gadgets.

Agora, a startup Elliptic Labs, que fica em Oslo, desenvolveu uma maneira de eliminá-los. Na prática, o que a companhia vai fazer é substituir sensores ópticos por sensores ultrassônicos que podem ser construídos com componentes de áudio, como alto-falantes ou fones de ouvido. Assim, os pontos extras acima da tela podem ser retirados permanentemente.

Leia mais:

“Você precisa ter esses buracos em seu dispositivo, e isso tem prejudicado as fabricantes que querem fazer dispositivos simétricos”, afirmou Laila Danielsen, CEO da Elliptic. “Estamos usando o ultrassom e os componentes atuais que você já tem no telefone”.

É válido lembrar que o ultrassom é usado também por outras razões. Com a tecnologia, as fabricantes podem abandonar os sensores ópticos totalmente e utilizar os espaços que sobram para outras coisas (como baterias maiores). Isso representa economia de custo. Segundo a Elliptic, seus sensores ultrassônicos são mais confiáveis do que os ópticos. “O que estamos vendo é que estamos superando o desempenho do sensor óptico”, disse Danielsen.

A popularização da tecnologia vai depender da adoção das fabricantes. A Elliptic afirma que já possui acordos com cinco delas.

Com informações de Mashable