Desenvolvimento

1 dez, 2015

Sony libera 7º núcleo da CPU do PS4

Publicidade

O PlayStation 4 possui oito núcleos de processamento em sua arquitetura, mas os desenvolvedores de jogos têm acesso apenas a seis deles – os dois restantes são destinados para o sistema operacional. Agora, descobriu-se o desbloqueio do sétimo núcleo da CPU para dar aos desenvolvedores mais recursos.

A novidade não foi anunciada oficialmente pela Sony, mas já aparece nas últimas notas de atualização do kit de desenvolvimento do dispositivo. Com isso, títulos desenvolvidos a partir de agora poderão entregar uma performance mais estável. Os já existentes podem lançar um patch que adicionaria suporte especificamente ao novo núcleo.

Leia mais:

Ainda não se sabe se os desenvolvedores poderão tirar proveito de 100% do sétimo núcleo. Uma das fontes afirmou que a ferramenta de depuração e análise do PlayStation 4, chamada Razor, “divide no núcleo uma atividade entre o usuário e o sistema”. Na prática, isso pode ser um indicativo de que o núcleo disponibilizado partilha sua capacidade de processamento entre o sistema operacional e o jogo em operação.