DevSecOps

22 jul, 2016

Software de segurança, criado por brasileiro, torna senhas ‘invioláveis’

Publicidade

O Lyra2 é software de proteção de senhas que as torna quase invioláveis. A novidade, que foi desenvolvida pelo engenheiro Ewerton Rodrigues Andrade, reforça os obstáculos no caminho de hackers que tentam roubar senhas ao barrar os chamados “ataques de força bruta”, em que um programa tenta desbloquear uma conta inserindo repetidamente diferentes opções de login e senha.

O que o Lyra2 faz é dificultar ainda mais esse processo. “Criamos funções que encarecem o ataque ao ponto de torná-lo inviável financeiramente”, explica Ewerton. “Para senhas de complexidade média, por exemplo, o valor gasto com a aquisição de memória para a construção de um hardware capaz de burlar a proteção do Lyra2 é de cerca de US$ 126 mil. Já para senhas de alta complexidade, que exigem diversos caracteres, letras, número e símbolos, o investimento exigido pode chegar a US$ 8,3 bilhões”, diz o engenheiro.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-recomenda-usuarios-a-mudar-senhas-no-skype-apos-falha-de-seguranca/,https://imasters.com.br/noticia/twitter-apresenta-novos-recursos-de-seguranca-para-login-e-recuperacao-de-senha/]

O Lyra2 é fruto da tese de doutorado do engenheiro brasileiro e tem licença livre. O código aberto pode ser encontrado neste link. A única condição de uso do software é de que seja citada a fonte.