Carreira Dev

22 ago, 2014

Smartphones e tablets superam PCs em consumo de mídia

Publicidade

Segundo uma pesquisa da comScore, celulares e tablets ultrapassaram os computadores em consumo de mídia – os usuários de Internet já passam 52% de seu tempo total conectado acessando conteúdos digitais por meio de aplicativos e redes sociais mobile.

Em relação ao acesso à rede, esse número aumenta ainda mais. Se for levado em consideração o uso dos navegadores móveis para acesso à Internet, esse total sobe para 60%. Os computadores, por sua vez, ficam com os 40% restantes e uma perspectiva de quedas ainda maiores na medida em que os preços de dispositivos portáteis caem e suas funcionalidades aumentam, assim como o interesse dos usuários por eles.

Nesse universo, o reinado é dos aplicativos. De acordo com a comScore, sete de cada oito minutos gastos consumindo mídia mobile acontece por meio de apps, com o Facebook sendo o grande campeão dessa categoria. Além disso, 88% dos celulares apresentam maior atividade dos softwares, enquanto nos tablets esse número é de 82%.

A pesquisa revelou que um terço dos usuários baixa pelo menos um novo aplicativo por mês, enquanto os maiores aficionados fazem o download de, em média, três deles mensalmente. Aqui, porém, existe uma disparidade: os heavy users, que correspondem a apenas 7% de todos os entrevistados pela comScore, foram responsáveis por quase metade de todo o movimento desse tipo, mostrando que são eles quem movimentam a indústria e estão sempre testando novas aplicações, sejam elas pagas ou gratuitas.

57% dos usuários de celular utilizam aplicativos todos os dias para as mais diversas atividades, enquanto 79% usam seus celulares diariamente. Nos tablets, esses índices são, respectivamente, de 26% e 52%.

Como já foi dito anteriormente, o Facebook é o líder absoluto no setor. 42% do total de tempo gasto pelos usuários de smartphones e tablets acontecem no aplicativo da rede social, que também responde pelo maior índice de consumo de mídia.

A audiência do Facebook também é a maior, com um total de 115,3 milhões de visitantes únicos em junho de 2014, deixando bem para trás o segundo colocado, o YouTube, com 83,9 milhões. Na sequência estão Google Play (72,2 milhões), Google Search (70,1 milhões) e Pandora Radio (69 milhões).

Aqui, há uma diferença entre os usuários de diversas plataformas. Enquanto os de Android passaram a maior parte de seu tempo checando e-mails ou realizando pesquisas na Internet, os donos de aparelhos com iOS concentraram a utilização de seus dispositivos no consumo de mídia, notícias, fotos e rádio, mostrando uma fusão entre as funcionalidades de comunicação e entretenimento. Além disso, a comScore descobriu que quem utiliza os aparelhos da Apple tem um engajamento muito maior com aplicativos, passando nove horas com eles todos os meses, e que os donos de iPhone possuem rendas médias 40% maiores que os usuários de Android.

Com informações de Canaltech