Tecnologia

31 jan, 2007

Site lança identificador de música pela voz do usuário

Publicidade

Foi lançada a versão beta do Midomi, um site de buscas que identifica músicas por meio da voz do usuário.

A proposta do Midomi é funcionar não só como um site de buscas, mas sim como uma rede de relacionamentos, baseada na música. Para o reconhecimento de uma canção, não é necessário cantá-la. Mesmo assobiando, ou mesmo murmurar um pedaço no microfone, o usuário tem acesso a uma lista com mais de 2 milhões de títulos e pode comprar as canções por US 0,99. Mas se a música for identificada, aí é outra história.

A tecnologia de reconhecimento de voz, intitulada Multimodal Adaptive Recognition System (MARS), faz a leitura analisando características diferentes, como conteúdo da fala, as pausas e variações de tempo nos trechos cantados no microfone.

O buscador também permite que os próprios usuários criem seus perfis e gravem suas próprias versões dos hits já conhecidos. A exemplo de outras ferramentas de comunicação virtual como o Orkut e o MySpace, os internautas deixam mensagens e podem até classificar com notas as músicas do perfil de outros usuários. Mais de 12 mil trechos de músicas já foram criados na voz dos próprios usuários.

Com o Midomi você também pode buscar por digitação e consegue encontrar títulos e nomes de autores digitados mesmo se escrito de forma errada ou faltando alguma letra. As únicas dificuldades encontradas nos testes do buscador foram no reconhecimento da voz.