DevSecOps

29 ago, 2016

Servidores do serviço Opera Sync são hackeados e dados de usuários, comprometidos

Publicidade

A Opera afirmou que os servidores do seu serviço Opera Sync, que permite aos usuários sincronizar seus dados e configurações do navegador através de múltiplas plataformas, foram violados por hackers na semana passada.

A empresa está investigando o incidente, mas inicialmente acredita que o ataque pode ter comprometido dados dos usuários, incluindo senhas e nomes de login.

A Opera possui 350 milhões de usuários em todo os seus produtos, mas afirmou que uma pequena parte deles utiliza o serviço Sync. No mês passado, por exemplo, registrou 1,7 milhão de usuários ativos no Sync.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/opera-libera-recurso-de-economia-de-energia-para-todos-os-usuarios/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/opera-lanca-recurso-vpn-para-android/?trace=824205206&source=news-search]

Após o ataque, a empresa redefiniu todas as senhas e as enviou por e-mail para todos os usuários registrados do Sync com detalhes sobre o ocorrido.

Apesar de as senhas roubadas pelos crackers estarem armazenadas com algum nível de criptografia, não deixa de ser preocupante o fato de eles terem obtido acesso também a detalhes de cada conta. Com todas essas informações, há uma chance (remota) de eles conseguirem descriptografar as senhas – daí a urgência de redefinir as credenciais.

Acredita-se que 1,7 milhão de pessoas tenham sido afetadas pelo ataque.

Com informações de TechCrunch