DevSecOps

19 ago, 2015

Senhas tradicionais perdem a confiança do consumidor brasileiro

Publicidade

De acordo com um estudo realizado pela Accenture, 60% dos consumidores acham complicado o método de utilizar nomes de usuários e senhas, e 77% estão interessados em recorrer a métodos alternativos para manterem a segurança de seus dados na Internet. “A prática difundida de digitar nomes de usuário e senhas para conectar-se à Internet deve se tornar obsoleta em breve”, decretou Robin Murdoch, diretor executivo de Internet e Social Business da Accenture.

“Os consumidores estão cada vez mais frustrados com esses métodos tradicionais, pois estão se tornando menos confiáveis para proteger dados pessoais como endereços de e-mail, números de telefone celular e histórico de compras”, pontuou o executivo.

senha

A pesquisa revelou que essa abertura está disseminada em países de partes diferentes do mundo, sendo os consumidores da China e da Índia os mais propensos a adotar métodos diferentes dos tradicionais, com 92% e 84%, respectivamente.

Mais de três quartos (78%) dos consumidores do Brasil, México e Suécia, e 74% dos Estados Unidos também estão dispostos a considerar métodos de segurança que não sejam os convencionais. O levantamento também mostrou que 46% dos consumidores no mundo estão confiantes em relação à segurança de seus dados pessoais. Consumidores de países emergentes demonstraram estar um pouco mais confiantes com relação à segurança dos dados que os consumidores de países desenvolvidos: 50% e 42%, respectivamente.

“Em países emergentes e desenvolvidos, a cautela do consumidor com relação à privacidade e dados e segurança digital está se intensificando conforme o mercado crescente da Internet das Coisas gera quantidades sem precedentes de dados de consumo em mais dispositivos”, disse o executivo da Accenture.

Baseada em um levantamento com 24 mil consumidores de seis continentes, a pesquisa está resumida em um relatório chamado Digital Trust in the IoT Era (Confiança Digital na Era da Internet das Coisas, em português).

Com informações de Convergência Digital