Tecnologia

3 mar, 2015

Semana da Mulher na Tecnologia celebra igualdade e inclusão social

Publicidade

A Semana da Mulher na Tecnologia é uma celebração à igualdade e inclusão social por meio da Tecnologia. Na semana seguinte ao Dia Internacional da Mulher, a iniciativa vai promover vários eventos práticos e discussões com foco nas mulheres na área de tecnologia.

semana-da-mulher-na-tecnologia

O objetivo é, independentemente da idade, inseri-las, fortalecê-las e oferecer suporte nesse mercado, historicamente masculino. Para os organizadores, todas as mulheres podem usar o poder de mudança presente na tecnologia e se tonar um agente transformador de sua própria realidade e, quem sabe, do mundo.

Assim, são metas da Semana:

  • Fortalecer as mulheres por meio da desmistificação da tecnologia.
  • Inclusão digital de segmentos não nativos.
  • Mostrar o poder de transformação da Tecnologia para todos.
  • Dar voz para essas mulheres na Internet.

A 1ª edição da Semana da Mulher na Tecnologia homenageia a primeira programadora conhecida: Ada Lovelace. Nascida em 10 de dezembro de 1815, Lovelace tinha talentos matemáticos que a levaram a uma relação de trabalho e amizade com o colega matemático britânico Charles Babbage e, em particular, com o trabalho de Babbage sobre a Máquina Analítica. Nesse projeto, é possível encontrar o primeiro algoritmo criado para ser processado por máquinas, fazendo dela a primeira programadora do mundo. Ela também desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números.

Mais informações, como calendário de eventos, estão disponíveis no site da Semana da Mulher na Tecnologia.