DevSecOps

16 set, 2014

Segundo pesquisa, 75% dos aplicativos móveis recolhem dados do usuário

Publicidade

Apesar de os aplicativos terem atualmente um impacto muito grande na vida dos proprietários de smartphones, poucos deles prestam a devida atenção nas permissões exigidas por essas aplicações antes de instalá-las no aparelho.

Já é um consenso que muitas das permissões solicitadas por aplicativos não fazem sentido, o que motivou uma pesquisa encomendada pela Global Privacy Enforcement Network. Os resultados apontam que 75% dos aplicativos móveis solicitam acesso aos dados pessoais do usuário, além de não serem claros sobre as políticas de privacidade.

Ao todo, foram analisadas 1.211 aplicações móveis distribuídas entre as lojas de aplicativos da Apple e do Google. Elas foram selecionadas entre opções gratuitas e pagas de diferentes segmentos, como jogos, saúde, fitness, notícias, aplicações de bancos, entre outras.

O estudo foi feito com 26 entidades mundiais que atuam na área de privacidade relacionada aos apps móveis. Essas entidades analisaram os tipos de permissões dos aplicativos selecionados, se essas elas excediam as funcionalidades necessárias para o funcionamento do app e se as políticas de privacidade sobre o destino desses dados após seu recolhimento eram claras para os consumidores.

Um conjunto de permissões foi identificado, e 75% dos aplicativos, mesmo os mais simples, solicitam ao menos uma destas permissões: localização, ID do aparelho, contas do usuário, câmera, contatos, registro de chamadas, microfone, mensagens e calendário.

Entre eles, a pesquisa identificou que 59% não identificam com clareza quais tipos de dados seriam recolhidos na fase de aceitação das permissões, e um terço dos pedidos foi considerado desnecessário para as funcionalidades dos aplicativos.

Com informações de Canaltech