Desenvolvimento

11 jul, 2013

Segunda RodAda Hacker reúne mulheres que querem aprender a programar

Publicidade

Pelo fato de especialidades ligadas a exatas, como é o caso de programação de computador, ser comumente povoada por meninos, Daniela Silva, cofundadora da Transparência Hacker, decidiu criar a RodAda Hacker, uma oficina de programação para web voltada especificamente para o público feminino.

No dia 27 deste mês, acontece a segunda RodAda Hacker, em São Paulo. “A ideia é ter mais meninas e mulheres atuando não apenas como usuárias, mas como construtoras de projetos na web”, explicou Daniela.

rodAda

Em maio deste ano, aconteceu a primeira edição do evento, cujo nome é uma referência à mais antiga programadora do sexo feminino que ficou conhecida na história, Ada Lovelace (1815 a 1852), e reuniu 30 alunas em São Paulo. No encontro, havia pessoas de diferentes níveis de conhecimento: desde aquelas que nunca tinham programado nada até algumas que queriam se aprofundar mais em determinada linguagem (as mais comuns são HTML, HTML5, CSS e JavaScript).

Os monitores dividem as participantes por interesse e, durante 10 horas mergulham nos mais variados projetos para web, como aplicativos, sites e games. “Cada um escolhe o seu projeto, pois tudo fica mais fácil quando se tem um objetivo real”, diz Daniela. “Não é garantido que todas saiam com seus projetos finalizados, afinal é apenas um dia, mas com certeza podemos proporcionar um grande avanço no aprendizado e possivelmente um estímulo para que elas continuem evoluindo”.

As inscrições para o evento podem ser feitas aqui, e as dúvidas mais frequentes sobre RodAda Hacker podem ser vistas neste link.