Tecnologia

20 out, 2014

Samsung lança processador Exynos de 64 bits

Publicidade

Após o Google anunciar, na semana passada, o Android 5.0 Lollipop, que traz suporte para processadores de 64 bits, a Samsung lançou um processador do tipo.

Na quinta-feira, 16, a empresa anunciou o Exynos 7 Octa, um processador de 8 núcleos, resultado de uma combinação entre 4 núcleos do tipo ARM Cortex-A57, de alta performance, e 4 núcleos ARM Cortex-A53, de baixo consumo de energia, para tarefas secundárias.

Samsung-Exynos-7

Os dois tipos de núcleos são de 64 bits e usam todos os avanços que a Samsung alcançou utilizando a arquitetura ARM. O novo processador é um dos poucos processadores a serem produzidos utilizando o processo de 20 nm, que traz várias vantagens em relação ao desempenho e consumo de energia.

O fato de o Exynos 7 ser de 64 bits seria a sua principal característica, já que, desde o ano passado, a Apple tem feito bom uso da arquitetura com o iPhone 5S. Como o Android não tinha suporte para esses processadores, os outros fabricantes acabaram ficando para trás nesse aspecto, até semana passada, com o lançamento do Android 5.0 Lollipop. Mas a Samsung não mencionou esse fato no lançamento.

Como a maioria dos fabricantes, incluindo a Samsung, já anunciou seus produtos para este ano, deve levar um certo tempo até que algum smartphone utilizando o novo processador seja anunciado.

Com informações de Canaltech