Gadgets

25 nov, 2014

Samsung apresenta aparelho que permite dar comandos a PCs com olhar

Publicidade

A Samsung apresentou hoje um aparelho que rastreia o movimento dos olhos para permitir que o olhar seja usado para controlar as ações de um computador, como mover o cursor e rolar páginas para baixo ou para baixo. O objetivo da Samsung é criar uma solução que dê autonomia para pessoas com algum tipo de deficiência motora que as impossibilite de se mover.

Chamado de Eyecan+, o aparelho é do tamanho de receptores de sinal de TV paga. Instalado debaixo de monitores, ele acompanha o movimento dos olhos do usuário, transforma essa atividade em uma ação que deve ser reproduzida no monitor e o transmite ao computador.

A empresa não vai vender o Eyecan+ comercialmente, mas vai fabricar algumas unidades para doar a organizações de caridade. De acordo com a Samsung, em breve, tanto o software quanto o aparelho terão suas configurações e arquitetura abertas. Assim, qualquer desenvolvedor poderá trabalhar com elas.

Para funcionar, os usuários devem se sentar a uma distância entre 60 cm e 70 cm do monitor. Podem ficar sentados ou deitados. A adaptação é feita apenas na primeira vez em que o Eyecan+ é utilizado. A partir daí, o aparelho passa a identificar como o olhar do usuário costuma se comportar.

A interface que capta os comandos aparece na tela do computador e possui 18 diferentes comandos comuns no mundo da informática, como “copiar”, “colar”, “selecionar tudo” e “aumentar”. É possível ainda adicionar outras opções como “imprimir” e “fechar programa”. Além do movimento dos olhos, o Eyecan+ reconhece piscadas de olho como comandos.

Com informações de G1