Tecnologia

8 jul, 2016

Samsung anuncia novos cartões UFS que podem substituir os microSDs

Publicidade

Ontem, a Samsung anunciou novos cartões removíveis de dados super-rápidos que poderão substituir os microSDs mais lentos nos aparelhos.

O novo cartão UFS, baseado no padrão Universal Flash Storage 1.0 Card Extension, estará disponível em capacidades entre 32GB e 256GB. Ele poderá ser usado em câmeras, drones, robôs, aparelhos de realidade virtual e dispositivos móveis.

Atualmente, há uma necessidade de armazenamento removível de alta capacidade e mais rápido em aparelhos eletrônicos, e o UFS cumpre essas exigências. Os cartões podem superar com folga o microSD em desempenho uma grande quantidade de dados muito mais rapidamente.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/samsung-anuncia-novo-cartao-microsd-de-256-gb/,https://imasters.com.br/noticia/google-cria-cartao-microsd-para-substituir-senhas-tradicionais/]

Com o novo cartão, os usuários poderão ler 5GB de dados em 10 segundos, segundo a Samsung. Um cartão microSD UHS-1 levaria cerca de 50 segundos para fazer o mesmo.

As câmeras agora gravam vídeos em 4K, e os cartões UFS podem ser tão rápidos quanto o armazenamento interno, com a habilidade de extrair e gravar vídeos sem atrasos. Isso é algo ainda difícil para os cartões microSD, principalmente em câmeras top de linha.

No entanto, cartões UFS só se encaixarão em slots específicos, que ainda não estão disponíveis nos aparelhos. A Samsung não soube informar quando esses slots para cartões UFS chegarão aos dispositivos, mas pode levar algum tempo. As fabricantes precisarão designar slots UFS nos produtos e as fabricantes de chips terão que fabricar circuitos e controles.

Ainda não se sabe se o UFS será bem sucedido como uma mídia de armazenamento. A velocidade maior dá uma razão para a troca, mas os modelos atuais de microSD oferecem maior capacidade de armazenamento, chegando a até 512GB.

De acordo com a Samsung, um cartão UFS de 256GB possui uma velocidade de leitura sequencial de 530MB por segundo, similar aos SSD baseados em SATA. A velocidade aleatória de leitura é 20 vezes maior do que um microSD.

A empresa não deu informações sobre preço ou disponibilidade dos novos cartões.

Com informações de PC World