Carreira Dev

17 set, 2008

Saiba a diferença entre hospedagem de sites, revenda, VPS e servidor dedicado

Publicidade

Imagine a seguinte situação: um cliente liga para a Hostmidia (vamos tomá-la como exemplo neste artigo) com o seguinte questionamento:

– Olá, eu gostaria de saber quanto custa para vocês fazerem o site da minha empresa.

Essa é uma confusão frequente que muitos usuários fazem, não sabendo diferenciar os serviços de desenvolvimento de sites e hospedagem.

Para desenhar o layout de uma página da Web, com todas as suas ferramentas e funcionalidades, você deve procurar uma empresa de criação de sites. Agora, se você já tem seu site pronto e deseja colocá-lo no ar, uma empresa de hospedagem de sites você procura.

Além disso, existem também pessoas que querem contratar um serviço de hospedagem, mas não sabem qual plano atende suas necessidades. Para facilitar esta escolha, confira a relação abaixo, que explica qual o público-alvo de cada plano de hospedagem

Hospedagem de Sites

Os planos de hospedagem individuais, como os oferecidos pela Hostmidia são indicados para pequenas empresas, profissionais liberais, sites pessoais, blogs, portfólios e sites de eventos. Com espaço de armazenamento ilimitado, você pode escolher entre três planos, que têm como principal diferença o limite de transferência mensal de dados.

Revenda

O serviço de revenda de hospedagem proporciona aos usuários a oportunidade de criarem os seus próprios planos de hospedagem, vendendo espaços na Web com um grande número de recursos, além de contar com a criação ilimitada de contas de e-mails.

Servidor Virtual (VPS)

Se seu site requer mais recursos do que uma hospedagem simples, mas ainda não necessita  de um servidor dedicado, o Virtual Private Server é a solução, particionando um servidor físico em diversos servidores virtuais isolados. Assim, cada VPS funciona como um servidor dedicado, com suas próprias interfaces de rede, sistema de arquivos, usuários e processos, oferecendo a liberdade de instalar programas e scripts, alterar versões, efetuar reboots e outras funcionalidades.

Servidor Dedicado

Quando a hospedagem de sites compartilhada, ou mesmo um servidor virtual ou plano de revende de hospedagem mais suporta a aplicação web (seja um site, sistema ou, até mesmo, fluxo de mensagens eletrônicas) devido ao alto consumo, o servidor dedicado é necessário. Ele nada mais é que um equipamento ligado 24 horas em um link de Internet de alta velocidade. É a preferida entre sites de alto tráfego, portais de conteúdo muito visitados ou por empresas que queiram hospedar suas aplicações.