Tecnologia

28 ago, 2014

Robôs flutuantes da NASA vão ganhar celular do Google

Publicidade

Depois de anos de testes no interior da Estação Espacial Internacional, os robôs flutuantes da NASA finalmente vão ganhar alguma inteligência rumo à realização dos seus sonhados primeiros voos espaciais. Na última nave de suprimento, que chegou à Estação em meados de julho, foram a bordo equipamentos para criar uma versão atualizada das SPHERES (Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites).

Os robôs flutuantes, projetados para voar do lado de fora da Estação, em missões de monitoramento contínuo e de auxílio às caminhadas espaciais dos astronautas, receberão agora um celular inteligente, o que os elevará à categoria de “Smart Spheres”.

Os telefones – protótipos do Projeto Tango, do Google – darão aos robôs flutuantes câmeras mais atualizadas, sensores de posicionamento e maior capacidade de cálculo para rodarem programas mais complexos, além de conexão Wi-Fi para trocar dados em tempo real com o sistema de controle.

Os astronautas vão conectar manualmente os telefones inteligentes às Spheres que já estão na Estação desde 2006 e farão inicialmente testes internos de coleta de imagens e criação de um mapa 3D do ambiente.

Numa segunda etapa, as Smart Spheres serão testadas usando seu próprio sistema de navegação baseado no mapa inicialmente traçado, podendo então ser usadas em tarefas de auxílio aos astronautas, sobretudo de monitoramento do ambiente.

Ainda não há data marcada para os robôs flutuantes finalmente irem ao espaço.

***

Com informações de Inovação Tecnológica