DevSecOps

12 jul, 2016

Rede de anonimato do MIT promete ser mais segura do que Tor

Publicidade

Apesar de a rede de anonimato Tor ser crucial para manter sua atividade online privada, ela não é impecável – um criminoso motivado pode comprometer legiões de usuários, sejam eles criminosos ou inocentes. Agora, pesquisadores do MIT e EPFL desenvolveram uma rede de anonimato, chamada de Riffle, que promete manter a privacidade do usuário, desde que pelo menos um servidor esteja seguro.

O segredo é a utilização de um mixnet, no qual os servidores mudam a ordem das mensagens conforme elas são recebidas, mas sem o uso de chaves públicas relativamente ineficientes. Em vez disso, o Riffle se baseia em uma verificação aleatória em todos os servidores para a conexão inicial e em criptografia de autenticação (onde você prova a validade da própria mensagem criptografada) para o resto. Em essência, até os servidores comprometidos não podem bagunçar as coisas – eles precisam misturar as mensagens corretamente para que os bons servidores aceitem os dados recebidos.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/firefox-ganha-recursos-de-privacidade-ao-iniciar-integracao-com-tor/,https://imasters.com.br/noticia/swarm-do-mit-quer-tornar-telefones-e-pcs-18-vezes-mais-rapidos/]

De acordo com o site Engadget, a técnica é extremamente eficiente, até o ponto em que a transferência tenha um décimo do tempo que teria numa rede de anonimato convencional. Isso é particularmente importante quando os nós dessas redes são frequentemente computadores de usuários.

Por enquanto, o Riffle tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar prático, mas sua mistura de segurança mais rígida e mínimo de sobrecarga poderia torná-lo um método de comunicação para qualquer um preocupado com o fato de estar sendo observado.