Back-End

28 jul, 2016

Ranking aponta as principais linguagens de programação de 2016

Publicidade

Nesta semana, foi revelado o terceiro ranking interativo do IEEE Spectrum sobre as linguagens de programação mais populares. O Spectrum utiliza várias métricas como proxies para medir o uso corrente de uma linguagem.

Como cada programador pode valorizar coisas diferente, o Interactive Top Programming Languages do Spectrum permite que você coloque o peso que quiser em cada métrica ao contribuir com o ranking. Você também tem a opção de filtrar os resultados: por exemplo, procurar apenas por linguagens utilizadas em sistemas embarcados ou aplicações móveis.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/github-lista-as-9-linguagens-de-programacao-mais-populares/]

Após dois anos em segundo lugar, o C finalmente superou o Java e assumiu o primeiro lugar. O Python trocou de lugar com o C++ e agora está na terceira posição, e o C# saiu do top 5, sendo substituído pelo R. R está tendo grande tração, como parte de uma tendência geral para as modernas linguagens de Big Data – mais detalhes aqui.

Google e Apple também se fizeram presentes, com o Go do Google apenas tirando a Swift da Apple do Top Ten. Ainda assim, a ascensão de Swift é impressionante, já que subiu cinco posições em relação ao ano passado, chegando ao 11º lugar.

Outras mudanças notáveis incluem o Ladder Logic subindo cinco posições, chegando ao 34º lugar, e o HTML continuando a ser popular, subindo para 16º lugar.

No lado perdedor, talvez o fato mais surpreendente seja que a linguagem Shell tenha perdido popularidade, caindo sete posições e chegando ao 19º lugar. Isso pode indicar o desenvolvimento de sistemas mais sofisticados para gerenciar centros de dados baseados em nuvem.