DevSecOps

17 mai, 2013

Quarto dia da WWW2013 trouxe Miguel Nocolelis e Tim Berners-Lee

Publicidade

No quarto dia da Conferência WWW2013, o neurocientista Miguel Nicolelis apresentou seus projetos e pesquisas relacionados a interfaces cérebro-computador que permitem que ações sejam transmitidas diretamente do cérebro para computadores. O experimento começou em 2003. Uma de suas inspirações era criar a possibilidade para pessoas que tinham sofrido sérios problemas neurológicos de serem capazes de enviar comandos do cérebro para próteses mecânicas, como exemplificado no projeto Walking Again. Ele enfatizou que o cérebro humano não é algo que se possa reproduzir em um computador.

O keynote foi seguido por um painel de discussão sobre neutralidade na rede e liberdade na Internet, conduzido por Tim Berners-Lee e pelo deputado Alessandro Molon, representante do Marco Civil da Internet. Atualmente, há uma espera para votação do projeto no Congresso, mas ele luta com a resistência dos provedores de Internet. Para Berners-Lee, o Marco Civil da Internet coloca o Brasil em uma posição de líder em relação à legislação web. Ele acrescentou que a neutralidade da Internet deve ser respeitada como os direitos humanos, e os cidadãos brasileiros devem lutar para que essa legislação sem bem sucedida.

Outros destaques do dia foram: painel Wisdom in the Social Crowd: an Analysis of Quora, que apresentou os resultados do Quora; painel “On line, collaborative, open Platforms for video on the web”, sobre um projeto de filme colaborativo focado em discutir a liberdade e a neutralidade da Internet; e o painel Google+ or Google-: Dissecting the Evolution of the New OSN in its First Year apresentou uma caracterização detalhada do G+ baseada em métricas de larga escala.

Os destaques de ontem pode ser vistos no Storify.