DevSecOps

7 jul, 2014

Qualcomm usa DMCA para tirar do ar mais de 100 repositórios do GitHub

Publicidade

A Qualcomm forçou o GitHub a tirar do ar mais de 100 repositórios alegando violação de direitos autorais. Para isso, a empresa utilizou o Digital Millenium Copyright Act (DMCA).

github

Segundo a Qualcomm, a Cyveillance recente descobriu publicações não autorizadas, divulgação e cópia de documentos sensíveis, confidenciais e protegidos por direitos autorais no GitHub. “Confirmamos que os documentos são propriedade da Qualcomm e foram postados sem a permissão da empresa”.

A Qualcomm ameaça: “se você está disseminando ou adicionando ou encorajando a disseminação desses documentos, você está violando os direitos de propriedade intelectual da Qualcomm, e você ficar sujeito a severas penalidades civis e criminais.

Entretanto, segundo o site Phoronix, os trechos marcados com a frase “Copyright (c) 2012 Qualcomm… All Rights Reserved. Qualcomm … Confidential and Proprietary.”, que supostamente violaram os direitos autorais da empresa, também incluem em algumas referências de código da Qualcomm que está publicamente disponível, até mesmo como parte do kernel Android da empresa.

Entre os repositórios afetados pela decisão estão CyanogenMod e Sony Xperia Developer World.

Muitos dos arquivos que a Qualcomm pediu que sejam tirados do ar estão arquivos de cabeçalho, Android mk e alguns de Java. Embora o GitHub tenha atendido ao pedido, alguns arquivos que a Qualcomm removeu podem ser encontrados em outros locais, como wlan_hdd_hostapd.c e este.

Com informações de Phonorix