Desenvolvimento

15 jul, 2016

Próxima versão do Firefox virá com trechos de código Rust

Publicidade

A Mozilla vai colocar código Rust na próxima versão estável do navegador Firefox, a 48. Inicialmente, o código Rust será disponibilizado somente em versões desktop do browser, mas o suporte para Android é esperado “em breve”. A inclusão do código Rust não trará melhorias de velocidade, mas sim aumento de segurança na pilha de mídia.

Segundo Dave Herman, diretor de estratégia da Mozilla Research, a segurança na pilha de mídia do navegador é importante, pois é explorada para ataques.

Quanto ao desempenho do código Rust contra o código C++, Herman disse: “Nossas medições preliminares mostram que o componente Rust tem um ótimo desempenho e entrega resultados idênticos ao do componente original em C++ que ele está substituindo. Mas agora implementado em uma linguagem segura para memória”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/firefox-ganha-recursos-de-privacidade-ao-iniciar-integracao-com-tor/,https://imasters.com.br/noticia/firefox-nao-sera-lancado-para-windows-10-mobile/]

O Rust ganhou sua versão estável durante o primeiro semestre de 2015; ele mistura controle de baixo nível sobre o desempenho com alto nível de conveniência e garantias de segurança. O código escrito em linguagens como C++, que não é projetado para ser seguro para memória, é mais suscetível a ataques. Ao mudar para Rust, a Mozilla pode aumentar a segurança no Firefox.

A implementação do código Rust na pilha de mídia no Firefox é apenas a primeira parte do Project Oxidation. Outros componentes do navegador, como o analisador de URL e o WebM Demuxer, serão reescritos em Rust.

Com informações de Neowin