Software

28 mai, 2015

Proteção opcional contra rastreamento deixa Firefox mais rápido

Publicidade

Muitos sites demoram para carregar porque, além exibirem conteúdo, fazem conexões com outros servidores para coletar dados da navegação do usuário. O Mozilla Firefox conta com uma ferramenta para impedir essa prática. O bloqueio do rastreamento impede que páginas web usem tecnologias como cookies e fingerprinting, melhorando também a privacidade do usuário.

Um estudo da Mozilla confirmou o método ao analisar 200 sites conceituados, com e sem o recurso. A conclusão foi que o número de cookies que faziam requisições de HTTP diminuiu em até 67,5% com a proteção. Já o tempo de carregamento das páginas foi reduzido em média de 44% e o tráfego de dados em 39%.

firefox1

O artigo foi escrito pela engenheira de software Monica Chew e o cientista da computação Georgios Kontaxis. Para chegar a esses resultados, a dupla acessou cada página pelo menos dez vezes.

O recurso pode ser ativado acessando as configurações avançadas do navegador. Para isso, vá até a barra de endereços e digite “about:config”. Caso uma janela de aviso apareça, selecione a opção “Serei cuidadoso, prometo!”. Em seguida, digite o comando “privacy.trackingprotection.enabled” na aba “Localizar”. Clique no resultado com o botão direito e, em seguida, em “Inverter valor”.

Todos os sites que forem afetados pelo recurso mostrarão a marca de um escudo na barra de endereços. É possível desabilitar a função em domínios específicos clicando no ícone e, em seguida, em “Opção”. Por fim, clique em “Desativar proteção para este site”.

O recurso ainda está em fase experimental e a Mozilla aguarda feedback dos usuários. A expectativa é de que ele possa ser ativado com mais facilidade em futuras versões do Firefox.

Com informações de Techtudo