Carreira Dev

28 nov, 2014

Proteção de dados exige um novo perfil de profissional

Publicidade

A Segurança da Informação exige um novo perfil de profissional no Brasil e no mundo. Premissa de qualquer profissão, a ética deve estar ainda mais presente entre aqueles que querem seguir a carreira em segurança da informação ou que já atuam na área.

“Os profissionais que trabalham no segmento acabam firmando um compromisso com a proteção de informações relevantes para os negócios, que geralmente são restritas e sensíveis”, afirmou Cristiano Pimenta, diretor de Recursos Corporativos da Arcon, empresa especializada na área.

Outro princípio desse mercado está na identificação de um problema e em seu tratamento. “Para ser considerado um bom profissional na área, não basta apenas encontrar falhas. Tratar o problema e demonstrar proatividade para resolvê-lo é imprescindível, já que encontrar a falha não significa que a questão está resolvida”, reforçou Pimenta. Além disso, é importante tentar agir no menor tempo possível. “A rapidez com que uma companhia reconhece, analisa e responde a um incidente pode limitar os danos e diminuir os custos de recuperação”, complementou.

Entre as habilidades comportamentais que favorecem os profissionais da área, a facilidade de trabalhar em equipe é uma das mais valorizadas. Pimenta reforça que o profissional, seja iniciante ou com alguns anos de casa, deve estar a todo momento aberto à troca de informações. “O mercado de tecnologia como um todo é muito dinâmico, e com a segurança da informação não é diferente. A troca de conhecimento enriquece muito o trabalho prático desses profissionais que lidam diariamente com a sofisticação das táticas e tecnologias utilizadas pelos cibercriminosos”, ressaltou.

Muitas vezes, dependendo do mercado no qual o profissional de segurança vai atuar, a empresa precisa atender a determinados padrões de segurança orientados por normas e/ou regulamentações. Se o profissional se mantém antenado sobre as melhores práticas, tais como ISO 27000 e suas derivações – COBIT, ITIL, COSO, práticas de segurança que regulam o segmento Financeiro, Telecomunicações etc. – já está um passo à frente da concorrência. “Essa é uma habilidade que diferencia o candidato e demonstra iniciativa própria, muito valorizada em um processo de seleção ou no decorrer da carreira”, completou Pimenta.

Com informações de Convergência Digital