Carreira Dev

9 mai, 2017

Projetos de novas tecnologias recebem R$ 65 milhões

Publicidade

A Finep e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) selecionaram 42 projetos de pesquisa para o desenvolvimento industrial e comercial de tecnologias. No total, serão destinados R$ 65 milhões em recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Finep e Fapesp.

Os projetos são variados e visam à inovação em ações como cidades inteligentes, combate ao vírus zika e ao Aedes aegypti, acelerador Sirius e aplicações espaciais. “Programas como esse estão na base de todo o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em qualquer país do mundo. É exatamente o apoio às pequenas e médias empresas que compõe o dinamismo, a seiva criativa na área de ciência e tecnologia”, destacou o presidente da Finep, Marcos Cintra.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/intel-revela-nova-tecnologia-de-armazenamento/,https://imasters.com.br/noticia/alunos-da-usp-propoem-aplicacoes-para-tecnologia-dos-beacons/]

Um dos projetos selecionados prevê o desenvolvimento de um nanorrepelente natural de longa duração para prevenção dos vírus causadores da zika, dengue e febre chikungunya. Também há aplicações para cidades sustentáveis, como um sistema de rastreabilidade e telemetria, que acompanha desde a origem do lixo até a transformação em produto reciclado, e um sistema de comunicação via rádio para monitoramento de luminárias públicas.

Entre os selecionados também está um projeto de pesquisa que trata da construção de um trem não tripulado para o monitoramento do túnel que abriga o feixe de elétrons no acelerador Sirius. O acelerador está em construção no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Futuramente, essa tecnologia poderá ser usada para vistoriar túneis do metrô, galerias de mineração ou portos.

Conforme divulgado pelo site Inovação Tecnológica, no edital voltado para o setor espacial, serão apoiados projetos que respondam aos desafios tecnológicos nas áreas de instrumentos embarcados da missão Equars, satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para estudo de atmosfera equatorial; eletrônica e óptica espacial; propulsão; transponder digital e antena; suprimento de energia; integração de sistemas e controle de altitude e órbita.