Marketing Digital

19 ago, 2014

Projeto Wikipedia Zero vai dar acesso gratuito para brasileiros conectados via celular

Publicidade

A Wikipedia quer facilitar o acesso de seus usuários de países emergentes, principalmente na plataforma móvel. O projeto Wikipedia Zero, que existe desde 2012, faz parte dessa iniciativa. Funciona assim: se sua operadora suporta o projeto, então você consegue acessar a Wikipedia gratuitamente no ambiente mobile. O projeto já está presente em 29 países e deve chegar ao Brasil nos próximos meses.

Segundo Carolynne Schloeder, diretora da área móvel da Fundação, o projeto está sendo abordado com várias operadoras para discutir a possibilidade de elas oferecerem o Wikipedia Zero.

Fundada em 2001 pelo americano Jimmy Wales, a enciclopédia virtual sobrevive apenas com a doação de voluntários. O site ganhou força com os anos, passando a ser referência no mundo. O alcance é tanto, que um recente levantamento no Reino Unido mostrou que 64% dos ingleses confiam nos autores da Wikipedia, contra 60% que confiam nos jornalistas da BBC.

Apesar da confiança do público, casos recentes de alteração das informações para fins políticos, como aconteceu no Brasil e nos Estados Unidos, colocam a legitimidade das informações em xeque, expondo a principal fragilidade do modelo.

A Wikipedia permite diferentes capacidades de edição do seu conteúdo, todas abertas para os usuários. Entre os tipos de editor está o “anônimo”, qualquer pessoa que faça alterações em verbetes sem se registrar no site. Já com o registro é possível se tornar um editor “autoconfirmado”, que no Brasil é quem possui cadastro há no mínimo quatro dias, ou “administrador”, com poder inclusive para trancar páginas.

Entretanto, as alterações no conteúdo seguem regras específicas que visam a diminuir a inclusão de informações duvidosas e o vandalismo em determinadas páginas. Para isso, por exemplo, alguns verbetes são trancados pelos administradores, como George W. Bush, Dilma Rousseff e Lula.

Os editores e os também monitoram o site em busca de edições maliciosas. Segundo Stevie Benton, chefe de relações exteriores da Wikipedia no Reino Unido, a quantidade de vandalismo nas páginas da enciclopédia é chocante, mas esse tipo de edição costuma ser removida em minutos graças à comunidade em torno do site.

Hoje, são cerca de 1.500 editores ativos editando páginas em português e 38 mil usuários cadastrados. Existem na Wikipedia 835 mil páginas em português, número discreto se comparado com as mais de 4 milhões de páginas em inglês.

Com informações de Canaltech