Desenvolvimento

1 jul, 2015

Projeto Facebook na Comunidade quer formar programadores no Brasil

Publicidade

O Facebook iniciará, no mês de agosto, aulas abertas e gratuitas de computação, linguagem de programação e introdução ao desenvolvimento de aplicativos na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto Facebook na Comunidade, que busca estimular a inovação e o empreendedorismo por meio da tecnologia em comunidades de baixa renda. As aulas acontecerão no Laboratório de Inovação do Facebook, sediado dentro de Heliópolis.

“A tecnologia dá poder às pessoas. Amplia suas oportunidades, as ajuda a liberar sua criatividade e cria conexões”, diz Patrick Hruby, diretor de pequenos e médios negócios do Facebook. O conteúdo abrange desde conceitos básicos do funcionamento de computadores – tais como memória e diferentes tipos software –, estudos de algoritmos, conceitos básicos e linguagens de programação, além de introdução ao desenvolvimento de aplicativos e sua utilização no dia a dia. O curso terá duração de 15 horas, divididas em cinco aulas, e será aplicado todas as quintas-feiras, a partir de 1o de agosto, por engenheiros do Facebook.

“Nos dias de hoje, aprender a programar um computador é o equivalente a saber matemática algumas décadas atrás. Quando você entende o que pode fazer com essa habilidade você abre inúmeras portas para seu futuro”, explica Artur Souza, diretor de engenharia do Facebook. “Depois dessas 15 horas de aula, o aluno conseguirá fazer pequenas aplicações para ajudá-lo no dia a dia. Esse curso também será a base para que aqueles que estiverem interessados possam ir além e criar pequenos jogos, aplicativos móveis e websites”.

Desde março, o Facebook mantém na comunidade de Heliópolis, em parceria com a associação de moradores (Unas), seu primeiro Laboratório de Inovação, que oferece acesso gratuito à internet por meio de internet rápida e Wi-Fi. Heliópolis tem cerca de 200 mil habitantes e 5 mil pequenos comércios. No local, também são aplicados cursos de empreendedorismo e gestão em parceria com o Sebrae-SP, além do uso do Facebook para Negócios, que já formou 50 pequenos empresários e estudantes – a segunda turma concluiu o curso na última semana, no dia 23.

De acordo com o diretor de engenharia do Facebook, Artur Souza, o curso de programação básica vai estimular no desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar o interesse por linguagens tecnológicas. “Em um mercado cada vez mais competitivo, essa é uma habilidade que permite que você se diferencie da ‘multidão’. É uma forma diferente de pensar que, inclusive, ajuda no dia a dia das pessoas mesmo que não esteja trabalhando diretamente com um computador”, diz. O conteúdo utilizado inclui ainda atividades lúdicas e o uso de jogos para ensinar os conceitos a alunos de todas as idades e mesmo sem nenhum conhecimento de tecnologia.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 01/07 na sede da Unas (Rua da Mina, 38) ou no Laboratório de Inovação do Facebook, sediado à Rua Jovens do Sol, 128, em Heliópolis. Ao término do curso, os alunos que tiverem 100% de presença terão direito a um certificado.

***

Com informações de Convergência Digital