Desenvolvimento

22 out, 2016

InterCon 2016: como programar para hardwares DIY

Publicidade

Aparelhos DIY (“Do It Yourself”) têm se tornado uma tendência na vida das pessoas. Cada vez mais, esses hardwares tomam conta da casa e ajudam, inclusive, a manter a rotina de uma família. Para a comunidade dev, uma boa notícia: segundo Luís Leão, da Udacity, programar para a nova tecnologia não é exatamente difícil, se tiver os meios.

Pelo contrário. Durante a sua palestra no segundo dia do InterCon 2016, Leão mostrou, ao vivo, como criar códigos para o Amazon Echo – device DIY da empresa americana – e, por meio do comando de voz da Alexa (inteligência artificial da Eco), controlou as luzes do auditório Maker.

“Hoje, existe uma corrida entre Amazon e Google para ver quem entrega o melhor dispositivo. Nós, como makers, podemos participar disso”, defendeu.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-twitter-ensina-como-construir-e-escalar-aplicacoes-multiplataforma/,https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-serveless-e-os-principios-de-um-novo-paradigma-de-arquitetura-de-apps/,https://imasters.com.br/noticia/realidade-diminuida-o-problema-o-perigo-e-o-papel-do-developer-nas-cidades-inteligentes/,https://imasters.com.br/noticia/biohack-desenvolvedores-corpo/,https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-desenvolvimento-para-experiencias-em-real-time-com-foco-na-segunda-tela/]

Segundo o especialista, a informação segue por um longo caminho desde o comando de voz até a ação. Em um dos casos, ele explicou que a voz chega pela skill da Alexa e é encaminhada, então, para o seguinte processo, na ordem: Lambda, Plex API, Plex Personal (veja na foto abaixo).

tela

Para demonstrar a tecnologia na prática e em tempo real, Leão utilizou o Firebase. Fez uma conexão node às luzes e, no telão, mudou os comandos para alterar a cor da luz ambiente. “Eu posso controlar qualquer coisa se eu souber o seu protocolo. Cabe a gente descobrir como elas funcionam”, provocou.