Gadgets

18 fev, 2016

Primeiro smartphone realmente flexível é criado

Publicidade

Pesquisadores da Queen’s University, no Canadá, criaram o ReFlex, o primeiro smartphone realmente flexível.

O aparelho ainda é um protótipo e, além de flexível, já possui uma tela HD flexível Oled da LG, com sensores de torção e o recurso haptic feedback na traseira, uma placa sólida com um sistema SoC (system on a chip) que roda Android 4.4, comunicação sem fios completa e todos os sensores para aproveitar suas flexibilidades e curvaturas.

Leia mais:

A possibilidade de dobrar o aparelho adiciona várias interações novas. Por exemplo, ao ler um texto, as páginas podem ser viradas no modo tradicional, com a passagem dos dedos sobre a tela, ou simplesmente dobrando o celular levemente, como se faz com um livro ou revista. Veja o gif abaixo:

tela-angrybirds

O gadget possui sensores de dobra atrás da tela que conseguem detectar a força com que o usuário flexiona o aparelho e disponibilizam as informações para que os apps possam usá-las. Além disso, o feedback avança muito em relação às simples tremidas, gerando vibrações capazes de simular força e fricção. De acordo com os pesquisadores, isso permite uma simulação altamente realista de forças físicas quando se interage com objetos virtuais.

O ReFlex será exibido na conferência Tangible, Embedded and Embodied Interaction (TEI), realizada em Eindhoven, na Holanda. Os detalhes técnicos do projeto podem ser vistos neste documento.