Carreira Dev

18 set, 2014

Primeiro livro em português sobre certificação Cloud Essentials é lançado no Brasil

Publicidade

Com o mercado de cloud computing se firmando cada vez mais como novo paradigma no desenvolvimento das empresas de todos os portes e de novos negócios, ao redor do planeta, Yuri Diogenes e Manoel Veras decidiram escrever o primeiro livro em português que serve como guia preparatório para o exame de certificação Cloud Essentials da CompTIA. Afinal, o setor requer dos profissionais da área de TI um “upgrade” da sua base de conhecimentos, para se habilitarem a explorar os novos cenários de oportunidades que podem surgir para eles.

Com o título “Cloud Essentials Guia Preparatório para o exame CLO-001”, o livro fornece a base de conhecimentos sobre o que é cloud computing, além de todas as tecnologias e preocupações que se deve ter antes da adoção desse modelo. O lançamento aconteceu no mês de julho, na Livraria Cultura, em Fortaleza.

livro

“A Certificação CompTIA Cloud Essentials é fundamental para qualquer profissional de tecnologia da informação interessado em aprender os conceitos, padrões, práticas e o impacto no negócio decorrente da adoção da computação em nuvem. Essa certificação permitirá que o profissional entenda as características da computação em nuvem e como uma empresa pode tirar proveito desta tecnologia para fins de aprimoramento do negócio”, destacou Yuri Diogenes, um dos autores do livro.

Validar seus conhecimentos em cloud computing por meio de uma certificação neutra de fabricante, como é o caso do CompTIA Cloud Essentials, é um fator diferencial para qualquer profissional. O livro cobre todos os assuntos da prova CompTIA Cloud Essentials CLO-001. Entre eles estão:

  • Os conceitos e as características de mercado da computação em nuvem, independentemente da plataforma;
  • Entendimento sobre o valor agregado desse modelo ao negócio da empresa;
  • Conceitos técnicos a respeito dos tipos e modelos de nuvem;
  • Passos padrões para a adoção da computação em nuvem;
  • Entendimento do impacto no gerenciamento de TI com a adoção da computação em nuvem no ambiente;
  • Os riscos relacionados à segurança, às consequências e fatores de mitigação.

Yuri esclarece que é necessário ter um conhecimento teórico antes de colocar a mão na massa. “Cloud computing deixou de ser uma promessa, já é uma realidade e é preciso ter capacitação nessa área. Aconselho a todos os profissionais que se interessam pelo tema a lerem o livro e buscarem a certificação Cloud Essentials da CompTIA, pois é uma certificação vendorneutral, ou seja, totalmente independente de qualquer fornecedor de soluções Cloud”.

Yuri Diógenes é graduado em MBA pela FGV, Mestre em Cybersecurity – Intelligence & Forensics Investigation pela UTICA College nos EUA. Tem mais de 19 anos de experiência na área de TI e atualmente é Senior Knowledge Engineer do time de Soluções em Infraestrutura e Nuvem da Microsoft. Manoel Veras de Sousa Neto é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com mestrado e doutorado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor e consultor vinculado à UFRN.

Com apoio da Finep e do CNPq, o livro possui 180 páginas e está à venda no site da Editora Nova Terra, por R$ 44,90.