DevSecOps

10 set, 2013

PostgreSQL 9.3 é disponibilizado

Publicidade

A equipe de desenvolvimento do PostgreSQL anunciou esta semana a versão 9.3 do sistema de banco de dados relacionais de código aberto.

postgresql

Ela traz melhor suporte para JSON, indexação de expressões regulares e facilidade em federalizar bancos de dados com adaptador de dados externos. Além disso, ela torna os adaptadores de dados externos graváveis, permitindo a troca de dados bidirecional entre sistemas. Ambientes complexos de TI atuais envolvem múltiplos bancos de dados e fontes de dados semiestruturados, e o PostgreSQL ajuda você a integrá-los em uma pilha coerente. O projeto também lançou o postgres_fdw, um conector de federação PostgreSQL-a-PostgreSQL escrita/leitura de alto desempenho.

A nova versão inclui as seguintes funcionalidades para melhorar e estender as conhecidas confiabilidade e disponibilidade do PostgreSQL: verificações de páginas de dados: ajuda administradores a detectar rapidamente discos com falhas e hardware ruim que corrompe dados; transferência rápida em caso de falha: permite transferências abaixo de um segundo do principal para réplica, suportando disponibilidade “no nível da operadora”; remasterização de réplicas: reconfiguração mais fácil e mais rápida de réplicas cascateadas após transferência em caso de falha.

Além disso, a versão 9.3 inclui muitas funcionalidades que tornam o trabalho com PostgreSQL mais fácil, mais flexível e mais divertido para desenvolvedores de aplicações, administradores e arquitetos. Elas funcionalidades incluem: métodos construtores e extratores adicionais para JSON; visões automaticamente atualizáveis; pg_dump paralelo para acelerar cópias de seguranças em grandes bancos de dados; e junções laterais.

Os processos de trabalho em segundo plano definidos pelo usuário também permitem que desenvolvedores escrevam gerenciadores de tarefas, manipuladores de requisições, processadores paralelos, ferramentas de enfileiramento e outros aplicativos auxiliares que possibilitam que o PostgreSQL seja um coordenador de carga de trabalho. Um exemplo disso já lançado é o Mongres, um processo de trabalhado em segundo plano que aceita consultas do MongoDB, as interpreta e passa para o PostgreSQL.

Mais detalhes sobre o PostgreSQL 9.3 podem ser conferidos aqui, e ele pode ser baixado neste link.