Os podcasts estão em pleno crescimento nos Estados Unidos, e a hipótese mais plausível é a de que a explosão do uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets), somada à necessidade cada vez maior das pessoas por conteúdo on demand, favoreça a expansão dessa forma de conteúdo digital.
Dados de um infográfico publicado pelo Marketing Podcasts apontam nessa direção. As informações se referem aos Estados Unidos, mas como acontece com a maioria dos hábitos envolvendo consumo de conteúdo, é de se esperar que o fenômeno alcance o Brasil.
As principais informações do infográfico foram:
- 1 em cada 3 americanos já ouviu um podcast.
- 15% dos americanos ouviram um podcast no mês passado.
- Existem hoje 250 mil podcasts no iTunes. Em 2010, eram 200 mil.
- Mais 1 bilhão de assinaturas a podcasts já foram registradas na Apple.
- 51% dos ouvintes acessam podcasts por dispositivos móveis. Lembre-se de que 80% da população mundial tem um telefone celular e 35%, um smartphone.
- 54% dos ouvintes de podcasts são homens.
- Metade dos ouvintes de podcasts tem idade entre 12 e 34 anos.
- Além do iTunes, alternativas populares são usadas para podcasts, como SouncCloud, TuneIn, Stitcher e iHeartRadio.
- Muitos modelos de carros já saem de fábrica com Bluetooth. Isso significa que as pessoas podem ouvir podcasts em seus carros sem precisar plugar o smartphone.
- Nos EUA, as principais categorias de podcasts são notícias, política e esportes.
- Os podcasts surgiram em janeiro de 2005 como uma ferramenta para que a Apple distribuísse conteúdo e entretenimento para iPods, já muito populares naquela época.
Abaixo, o infográfico original (em inglês).
Com informações de Tracto