Tecnologia

1 ago, 2014

Pesquisadores da Dinamarca estabelecem novo recorde de transferência de dados

Publicidade

Pesquisadores da Technical University of Denmark (DTU) anunciaram ontem que bateram o novo recorde mundial de transmissão de dados por uma única fibra óptica. A velocidade registrada foi de 43 terabits por segundo. Isso significaria preencher um DVD de 1 GB em apenas 0,2 milissegundos.

fibra-optica

O grupo é o mesmo que em 2009 ultrapassou pela primeira vez a barreira de transmissão de 1 terabit por segundo. Agora, a equipe superou o recorde anterior conseguido pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, que atingiu a marca de 26 terabits por segundo em 2011.

O principal mérito do experimento foi ter conseguido atingir a velocidade observada com apenas uma fibra óptica de múltiplos núcleos, que é uma realidade semelhante às redes comerciais implementadas hoje no mundo todo. Antes, outras pesquisas já conseguiram ultrapassar velocidades superiores à da DTU, na marca de petabits por segundo, mas sempre utilizando múltiplas fibras e lasers.

O experimento do grupo de 43 Tbps tem grandes chances de ser exportado para o mundo real em alguns anos. Atualmente, as velocidades comerciais mais rápidas encontradas no mundo chegam a 100 Gbps.

Com informações de Canaltech