Tecnologia

10 out, 2016

Pesquisadores criam transistores de 1 nanômetro

Publicidade

Cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos criaram o menor transistor funcional do mundo, que tem apenas um nanômetro de comprimento de porta. Para efeitos de comparação, um fio de cabelo humano tem cerca de 50 mil nanômetros de espessura.

O protótipo desenvolvido pelos pesquisadores não é feito de silício. Ele foi criado com nanotubos de carbono e dissulfeto de molibdênio (MoS2), um lubrificante de motor vendido em lojas de autopeças. O MoS 2 é parte de uma família de materiais com imenso potencial para aplicações em lasers, LEDs, transistores em nano escala, células solares, entre outros.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/transistores-de-silicio-chegam-38-ghz/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/transistores-de-nanotubos-de-carbono-prometem-processadores-mais-rapidos/?trace=824205206&source=news-search]

Segundo o site Canaltech, a criação pode ser a chave para manter a previsão do cofundador da Intel, Gordon Moore, que profetizou que a quantidade de transistores que poderiam ser colocados em uma mesma área dobraria a cada 18 meses, mantendo-se o mesmo custo de fabricação. “A indústria de semicondutores assumiu há algum tempo que qualquer porta abaixo de 5 nanômetros não iria funcionar, então qualquer coisa abaixo disso não foi sequer considerada”, disse Sujay Desai, pesquisador-chefe do projeto.

Apesar do sucesso, os cientistas reconhecem que há um longo caminho a percorrer antes de os transistores de 1 nanômetro serem usados em computadores e dispositivos móveis. Por enquanto, trata-se apenas de uma prova de conceito, pois os pesquisadores ainda não embalaram esses transistores em um chip.