Tecnologia

30 abr, 2015

Pesquisadores criam transistores com três átomos de espessura

Publicidade

De acordo com estudo publicado hoje na revista científica Nature, pesquisadores descobriram um novo processo para produzir transistores ultrafinos.

Os aparelhos são feitos a partir de um material experimental chamado dicalcogeneto. Ele é ultrafino, com apenas alguns átomos de espessura e propriedades, o que o torna útil para a construção de células de energia solar, detectores de luz ou semicondutores.

transistor

A fabricação desses materiais sempre se mostrou muito complicada, mas os resultados da pesquisa recém-publicada são o melhor processo já encontrado até agora.

O estudo da Nature detalha uma nova forma de produzir o dicalcogeneto. Os pesquisadores usaram uma técnica industrial conhecida como “deposição metal orgânica de vapor químico”.

O processo começa com dois compostos misturados em um molde de silício e colocados em um forno de 550ºC, durante 26 horas. O resultado foi a criação de 200 transistores ultrafino com boa condução elétrica.

“Nosso trabalho leva os dicalcogenetos para uma escala tecnologicamente relevante. Em princípio, não há mais barreiras para a viabilidade comercial”, afirmou Saien Xie, uma das autoras do estudo.

Se a descoberta funcionar, ela pode representar uma revolução na fabricação de chips. As fabricantes de transistores já estão atingindo o limite de densidade dos chips de silício. Assim, caso as empresas queiram continuar criando aparelhos menores e mais rápidos, elas precisam de um material ultra fino que possa reunir ainda mais circuitos de forma estável.

Os dicalcogenetos são a principal esperança de pesquisadores e fabricantes de chips ao lado de outro elemento: o grafeno. Ambos os materiais podem ser produzidos com a espessura de alguns átomos, sendo classificados de “materiais bidimensionais”.

O próximo passo é fazer com que o dicalcogeneto seja produzido em larga escala e, principalmente, em temperaturas do que 550ºC, suficientes para evaporar ou desintegrar outros compostos importantes para o processo.

Com informações de Info