Tecnologia

28 ago, 2015

Pesquisadores criam robô inteligente que aprende com tutoriais na Internet

Publicidade

Os robôs estão se tornando cada vez mais presentes no ambiente de trabalho e em residências, mas ainda falta aprendermos a nos comunicar com eles. Com base nisso, a equipe europeia de pesquisas RoboHow está desenvolvendo um projeto de máquina que é capaz de entender tutoriais na Internet para aprender novas funções.

Batizado de PR2, o robô possui habilidade de ler manuais online por meio de sua linguagem. A novidade pode trazer mais benefícios para os usuários, que não precisariam mais adicionar programações específicas aos robôs, pois eles aprenderiam movimentos e ações sem ajuda humana.

No entanto, o projeto é bastante complicado. Enquanto os humanos conseguem entender coisas implícitas, os computadores precisam que as ações sejam extremamente detalhadas e com linguagens simples. Em testes realizados pela RoboHow, as tarefas foram concluídas com sucesso.

De acordo com Michael Beetz, chefe do Instituto de Inteligência Artificial na Universidade de Bremen, na Alemanha, a intenção do projeto é fazer com que um dia os robôs consigam ter noção de parâmetros como força e velocidade.

Cada novo conhecimento adquirido pelo PR2 fica armazenado na base de dados online “Open Ease” para que outros robôs possam acessar e baixar a ação.

Com informações de Canaltech