Tecnologia

20 jun, 2016

Pesquisadores criam primeiro processador com mil núcleos

Publicidade

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, construíram um chip multinúcleo (multicore) com mil processadores programáveis independentemente. Chamado de KiloCore, ele é capaz de processar 1,78 trilhão de instruções por segundo e possui 621 milhões de transistores de alta eficiência elétrica.

Assim, ele é o processador multinúcleos energeticamente mais eficiente já demonstrado: os mil processadores podem executar 115 bilhões de instruções por segundo dissipando apenas 0,7 watts, o que significa que ele poderia ser alimentado por uma única bateria AA.

Segundo o site Inovação Tecnológica, o KiloCore foi fabricado em um laboratório da IBM usando tecnologia CMOS de 32 nm, indicando que há margem para melhoria de sua eficiência e velocidade.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-constroem-processador-open-source/,https://imasters.com.br/noticia/processador-quantico-da-ibm-ja-esta-disponivel-para-uso-publico-e-testes-na-nuvem/]

Os cientistas já desenvolveram aplicações para o chip de mil núcleos, incluindo codificação e decodificação de transmissões sem fios, processamento de vídeo, criptografia e outros envolvendo grandes quantidades de dados paralelos, tais como aplicações de dados científicos e processamento de registros de centrais de dados.

Por enquanto, não há previsão para a comercialização desse processador.