Tecnologia

27 ago, 2014

Pesquisadores criam inteligência artificial que aprende como uma criança

Publicidade

imagem (5)

O grande desafio dos pesquisadores da inteligência artificial é criar um sistema capaz de raciocinar e aprender como o cérebro humano. Por isso, um grupo decidiu começar pelo princípio de tudo e simular o cérebro de uma criança dando seus primeiros passos no aprendizado de informações e experiências.

A equipe, liderada por Mark Sagar, diretor do laboratório de tecnologias de animação no Instituto de Bioengenharia de Auckland, na Nova Zelândia, criou o BabyX, capaz de simular expressões faciais de um bebê, ler palavras simples, reconhecer símbolos e entender feedbacks positivos. A animação, como uma criança comum, também se distrai com o que acontece em volta, perdendo a concentração para ficar olhando para a câmera.

O BabyX imita comportamentos neurais relacionados ao aprendizado por meio de algoritmos. Ao ser elogiado, o sistema imita o efeito de dopamina, o que deixa a criança feliz. Também é possível ver e ouvir e o modelo na tela responder corretamente com expressões faciais adequadas.

Por meio de métodos biologicamente corretos, o BabyX consegue aprender habilidades básicas utilizando repetição, associação, condicionamento, imitação e reforço do aprendizado.

O site reforça que o BabyX é apenas um protótipo de uma criança virtual animada, uma simulação psicobiológica gerada por computador. O objetivo é criar um veículo experimental com modelos computacionais de sistemas neurais básicos envolvidos em comportamento interativo e aprendizado.

Você pode ver abaixo o BabyX funcionando, e como ele consegue ler palavras e associar símbolos:

***

Com informações de Olhar Digital