Tecnologia

11 fev, 2016

Pesquisadores batem record de taxa de transmissão de dados, ultrapassando 1 terabit

Publicidade

De acordo com o Gizmodo, pesquisadores da Universidade College London conseguiram alcançar 1,125 terabits por segundo na transmissão de dados entre um único transmissor e receptor. Isso faz do feito a maior taxa da História.

“Para efeito de comparação é quase 50.000 vezes maior do que a velocidade média de uma conexão de banda larga no Reino Unido de 24 megabits por segundo. Para dar um exemplo, a taxa de dados que conseguimos permitiria todo o HD Game of Thrones série a ser baixado no prazo de um segundo”, explica o Dr. Robert Maher, um dos responsáveis pelo feito.

Após utilizaram uma série de técnicas de processamento de sinal, os cientistas conseguiram alcançar os resultados. São utilizados 15 canais diferentes para enviar os dados; e cada um possui um sinal óptico de comprimento de onda diferente. Eles são modulados separadamente e, em seguida, combinados em um único sinal, chamado pelos pesquisadores de “um super canal”. Do outro lado, um receptor com largura de banda alta recebe os dados com velocidade.

Leia mais:

Durante os experimentos, a equipe conectou diretamente o transmissor ao receptor. Nas próximas etapas, de acordo com o Olhar Digital, a ideia é conectá-los usando fibra óptica, o que fará com que o sinal fique distorcido à medida que viaja.