Carreira Dev

26 jun, 2013

Pesquisa revela riscos em dados corporativos e preocupação com segurança na nuvem

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da NetIQ, unidade de negócios do The Attachmate Group, apesar de as empresas continuarem tranquilas com relação à segurança dos seus provedores de serviços em nuvem, a segurança dos dados, particularmente no que se refere ao usuário final, assim como as preocupações quanto ao cumprimento dos requisitos de conformidade, prosseguem como as principais exigências dos adeptos da nuvem.

O levantamento apontou que 51% dos executivos de TI entrevistados acreditam que a nuvem reforça a segurança dos dados como um todo. Entretanto, quase 70% deles salientaram que os serviços em nuvem para o consumidor trazem riscos para os dados confidenciais das empresas, enquanto 45% não estão totalmente confiantes de que os processos e programas dos seus provedores de nuvem atendam aos requisitos de segurança dos dados.

Abaixo, outros dados do estudo:

  • 45% não têm visibilidade nem controle total dos seus dados em nuvem quando o usuário os acessa por conta própria.
  • Apenas 46% treinam os usuários finais sobre como eles devem acessar os dados com segurança na nuvem.
  • 42% das empresas não têm certeza absoluta se elas demonstram conformidade regulamentar com relação aos dados e informações confidenciais na nuvem.
  • 59% estão bastante confiantes na capacidade delas de controlar e gerenciar o acesso a partir de dispositivos móveis aos serviços em nuvem.

“As constatações dessa pesquisa demonstram que os executivos de TI estão se sentindo mais confiantes na execução das suas estratégias e programas de segurança em nuvem. Entretanto, essa confiança se opõe às preocupações das equipes de segurança em responder ao crescente número de ameaças às informações corporativas”, explica Geoff Webb, diretor da área de Estratégia de Soluções da NetIQ.

A pesquisa foi realizada em nome da NetIQ pela IDG Connect com o objetivo de entender as percepções da segurança em nuvem no mundo. Os pesquisadores entrevistaram executivos de TI de empresas com 500 funcionários ou mais. O levantamento completo está disponível neste link.