DevSecOps

18 set, 2014

Pesquisa revela que mídia social é prioridade de investimento para PMEs

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De acordo com o relatório da BIA/Kelsey, relativo ao terceiro trimestre de 2014, 74,5% das PMEs – companhias com menos de cem funcionários –, o social é a principal plataforma dessas empresas em termos de investimento e utilização, com um índice de 74,5%. No ano passado, o índice era de 71,7%.

O estudo também apontou que negócios de menor porte destinam 21,4% do budget em mídia social, mais do que em qualquer outra plataforma de mídia. Em 2013, o investimento foi um pouco menor (18,9%).

“O social está em evidência há cinco anos e chegou a um ponto em que é a categoria mais utilizada em termos de alcance, além de comandar o maior share de todas as categorias”, disse Steve Marshall, diretor de pesquisa da entidade.

Chamada “Local Commerce Monitor”, a pesquisa está em sua 18ª edição. Neste ano, foram entrevistadas 546 PMEs no mês de julho. 52,2% das empresas prestam serviços a consumidores; 30,8% prestam serviços tanto a consumidores quanto a negócios; e 15,6% são negócios B2B.

O uso de publicidade impressa e outdoor diminuiu em relação ao ano passado: de 63% caiu para 59,3%. Em termos de investimento, esses dois meios corresponderam a um total de 18,5% do budget das empresas participantes, contra 20,9% no mesmo período do ano anterior.

“Juntos, o impresso e o outdoor trocaram de lugar com o social sob os aspectos de alcance e share de investimento”, diz Marshall. “Essa é a mídia dominante para PMEs. É uma plataforma conveniente e amigável em que podem se conectar com o mercado local, além de ser barata e com poucas barreiras de participação”, completou, dizendo que qualquer um pode veicular anúncios e promoções na social media.

O Facebook é o canal mais utilizado pelas empresas (55,1%), seguido pelo LinkedIn (31%).

Embora as PMEs estejam aderindo à mídia social para promover seus negócios, ainda não estão confiantes quanto ao ROI desse meio em comparação com outras plataformas estabelecidas. Apenas 26,2% das empresas avaliaram o ROI como “excelente” ou “extraordinário”. Os três canais mais eficientes para gerar retorno sobre investimento, segundo os participantes, são banner ou display (59,3%), áudio em streaming (57,7%) e ofertas distribuídas em smartphones ou tablets (54%).

Com informações de Proxxima