Carreira Dev

27 mai, 2014

Pesquisa revela que metade dos brasileiros ainda usa celulares comuns

Publicidade

De acordo com um estudo da Kantar WorldPanel, o smartphone ainda está longe de ser uma realidade para todos os brasileiros, já que em 2013 foram registrados no país aproximadamente 99 milhões de usuários de featurephones, os celulares “comuns”.

A pesquisa apontou que, nos países desenvolvidos, a falta de necessidade de recursos “smart” e a complexidade da plataforma são os maiores impeditivos para a migração. Já em países em desenvolvimento, onde a população, de uma forma geral, tem uma renda menor, como Brasil, Argentina e México, a maior barreira é o preço, segundo 59% dos entrevistados.

A análise também apontou que um celular inteligente chega a ser 282% mais caro do que o básico, o que diminui bastante o interesse na hora da migração.

Também foram avaliados os hábitos de troca de celulares: os donos de um featurephone se mostram menos dispostos a desembolsar um valor maior para ter um smartphone; quem já possui um, por outro lado, se vê mais propenso a “abrir a mão” – 50% deles afirmaram que pagariam mais de R$ 600 por um celular novo.

A maior parte dos usuários de smartphones é formada por adolescentes e jovens adultos, na faixa entre 16 e 34 anos. Houve, nos últimos tempos, uma migração para celulares com tela maior, embora a realidade brasileira ainda esteja bem longe dos “phablets”. O estudo revelou que em 2012 38% dos consumidores usavam telas de até 2,9 polegadas; em 2013, esse valor caiu para 15%. Já a faixa entre 4 e 4,4 polegadas subiu de 7% em 2012 para 19% em 2013.

Com informações de Olhar Digital