Carreira Dev

6 ago, 2013

Pesquisa revela que Big Data terá crescimento no Brasil até 2014

Publicidade

De acordo com um estudo da Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) em parceria com a ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business) sobre o conceito Big Data, implantar a nova técnica no dia a dia das instituições ainda é algo que, embora seja uma tendência, desperta desconfiança em todos os setores empresariais.

A coleta de informações foi feita com especialistas de Tecnologia da Informação e de Marketing entre os dias 15 e 22 de julho. No total, 326 empresas, nos mais diversos setores, contribuíram para a consolidação dos resultados.

Atualmente, o uso de Big Data no país é uma barreira efetiva, já que os números da pesquisa apontam que a maioria das empresas não tem previsão para colocar esse novo sistema em prática. De um lado, dizendo utilizar há menos de um ano, está a TI com 1%; do outro, 6% dos profissionais de Marketing trabalham informações provindas desse conceito nos últimos meses. Os números apontam ainda que, para 80% dos especialistas em TI, não existe previsão para colocar essa nova técnica em prática, enquanto que para os atuantes do Marketing o número cai para 49%.

“As empresas ainda estão receosas com o Big Data, principalmente pela grande quantidade de informações desencontradas sobre o seu real papel benéfico nos departamentos. Mas a pesquisa mostra que a realidade está mudando e a técnica será parte do dia a dia das corporações muito em breve, nos mais diversos departamentos”, afirmou Henrique Gasperoni, diretor de Marketing da Ibramerc.

O setor Industrial lidera a participação na pesquisa, colocando naturalmente empresas de grande porte – com faturamento acima de 300 milhões de reais/ano – como as que mais tiveram aderência ao estudo. Pelo lado da TI, o número de instituições com esse nível de valor chegou aos 53%; no Marketing, o índice foi de 33%.

big-data-2

Se até a metade de 2013 essa utilização de Big Data ainda é algo quase irrisório no mercado brasileiro, o cenário promete mudar o rumo de maneira substancial em poucos meses. Apesar de a grande maioria dizer não ter previsão para iniciar o uso da técnica em seus ambientes, a pesquisa aponta o setor de Marketing com crescimento na adesão de 65% até o final de 2014, além de efetivar 16% do crescimento junto à Tecnologia da Informação.

O Big Data sem dúvidas tem deixado grande parte das instituições que pretendem utilizá-lo com um ‘pé atrás’, devido, sobretudo, à falta de informações sobre o tema. Esse foi o motivo apontado por 32% das empresas que impediram os investimentos de TI em Big Data, seguido pelo alto custo, com 26%.

big-data-1

Entretanto, elas estão buscando capacitação para implantarem em suas repartições já nos próximos 15 meses, período que promete ser o grande ‘boom’ da técnica no Brasil e, indiscutivelmente, um caminho sem volta, devido sua gama de benefícios.